Instituto de Estudos Municipais

Fundado em 1997, no município de Carlos Barbosa - RS, o IEM iniciou suas atividades no Rio Grande do Sul. Após a expansão para os demais estados, mudou-se para Porto Alegre - RS.

O IEM atende hoje diversos municípios em todo Brasil, através de cursos, assessorias e softwares.  

 

Prestar serviços técnicos especializados, com enfoque prioritário na Administração Pública, com zelo à necessária constitucionalidade e tendo como premissa a eficiência dos resultados e a ética em todos os procedimentos.

Cumprimos a nossa missão através da realização dos seguintes serviços:

QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMÁTICA

DOCUMENTAÇÃO IEM

Disponibilizamos um arquivo .zip com nossos principais documentos para download.

Sócios

Agda Meneguzzo

agda@iem.inf.br

Advogada. Especialista em Direito Público. Especialista em Direito Previdenciário. Escritório Andrade Maia Advogados, na área de contencioso cível (2010-2017). Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com demandas na área de saúde (2009-2010). Participação junto ao Núcleo de Assessoria Jurídica Popular da PUCRS e à Procuradoria do Município de Porto Alegre, especificamente na área de regularização fundiária.

Darcí Reali

reali@iem.inf.br

Diretor do IEM. Advogado, mestre em Direito e Técnico em Agropecuária. Docente da Universidade de Caxias do Sul (2005-2015), no Curso de Direito e Curso Superior de Gestão Pública e em cursos de Pós-graduação (Direito Ambiental, Direito de Estado e outros). Técnico da extensão rural oficial do Estado do Rio Grande do Sul (1979-1993). Titular de Secretaria Municipal de Administração municipal (1993-1997). Assessor jurídico municipal (1998-2000). Autor e co-autor de livros, artigos e material didático  técnicos, nas áreas de previdência pública, tributação, direito administrativo, transporte escolar, trânsito, meio-ambiente e outros. Atua na prestação de assessoria técnica e na qualificação de agentes públicos em diversos Estados brasileiros.

Corpo Técnico

Alexsandro Marcolino Nery

_

Pós-graduado em Docência do Ensino superior (IERGS); Pós-graduando em Higiene e Segurança do Trabalho (VERBO); Técnico de Segurança do Trabalho (Sul Ensino Gravataí); Técnico em Enfermagem (Universitário); Técnicas de Segurança Patrimonial (Ulbra); Tecnólogo em Segurança do Trabalho (UNIASELVI); Formação de Brigada de Emergência, (BOMBEIROS DE PORTO ALEGRE); Treinamento de Primeiros Socorros e Resgate; Formação de CIPA; Formação de trabalho em altura e espaço confinado; Sólidos conhecimentos e vivencia na portaria 3.214/78, em especial NR 13, NR 18, NR 15, NR 07 e NR 23; Participou do Corpo de Socorro e resgate do Rio Grande do Sul, com experiências em acompanhamento a partos de emergência, traumas, casos clínicos, queimaduras etc. Professor na Escola Técnica Universitário – Gravataí do curso Técnico em Segurança; Professor na Escola Técnica SENAC – Gravataí; Professor na Faculdade de São Marcos – do curso Técnico em Segurança; Instrutor de Primeiros Socorros do Corpo de Socorro e Resgate do Rio Grande do Sul; Resgate em altura e espaços confinados, Rapel; Instrutor do curso de Combate á Incêndio com registro na Escola de Bombeiros.

André Duarte Puente

_

Biólogo, servidor público municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (1988-2017); Gerente de Produção Vegetal do Viveiro Municipal de Porto Alegre (2004-2016); Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU (2011-2016), tendo exercido a função de Delegado Regional da mesma instituição.

Arthur Leão Dalcin

_

Diretor do IEM (1997-2016). Engenheiro, ex-secretário municipal de planejamento, com experiência na prestação de assessorias a municípios e no desenvolvimento de softwares aplicados à administração pública. Co-autor dos livros Regime Próprio de Previdência dos Municípios e Previdência Municipal: Guia dos Fundos e Institutos, dentre outros dedicados à administração pública.

Camila Silva Cabrera

camila@estudosmunicipais.com.br

Pedagoga no Instituto de Estudos Municipais - IEM. Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora de Ciência Política e Política Internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faz parte do projeto de pesquisa BRICS: Paradigmas de Política Pública e Governança Global. Atuou como educadora ambiental no DMAE (Porto Alegre/RS) e nos anos iniciais das redes pública e privada de ensino.
 

Carlos Alberto Lunelli

calunelli@gmail.com

Advogado. Doutor em Direito Público. Mestre em Direito. Especialista em Teoria Geral do Direito. Graduado em Direito e Economia. Professor do Curso de Mestrado em Direito e Graduação da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Ex- Procurador Geral de Município. Ex- Coordenador do Curso de Direito da UCS. Docente de cursos de pós-graduação de diversas universidades no RS e SC. Organizador e co-autor dos livros Políticas Públicas e Meio Ambiente I e II, pela Editora Juruá. Exercício da Advocacia nas áreas de Direito Administrativo, Civil, Trabalhista e Tributária. Atuação profissional na assessoria direita a Municípios e na realização de cursos relacionados às áreas tributária, administrativa, civil, processual civil e ambiental, especialmente servidores das áreas fazendária e da saúde, assessores jurídicos e procuradores municipais no Estado do RS, SP, RJ, MG, SC, PR e BA.

Carlos Villela

_

Administrador e Advogado. Foi instrutor da Escola da Receita Federal ESAF, é Professor dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito, Administração e Contábeis. Especialista em Direito Público pela UFRGS. MBA em Gestão pela FGV Fundação Getúlio Vargas. Foi executivo em empresas de serviços públicos, como EMBRATEL – Empresa Brasileira de Telecomunicações, TELESP, Cielo, entre outras. 

Catiusca Reali

instituto@estudosmunicipais.com.br

Bióloga. Instituto de Estudos Municipais - IEM (2016-atual). Doutora em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Doutorado período sanduíche  - Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques, França (2014). Mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Especialização em Microbiologia Clínica - UFRGS (2017-2019). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, projeto proteínas vegetais e microbianas aplicadas ao manejo integrado de insetos (2010-2015).  Bolsista no projeto proteínas vegetais e microbianas aplicadas ao manejo integrado de pragas, no laboratório de Microbiologia e Toxicologia - Unisinos (2007- 2007). Estágio em preparo de meios de cultura, análises bioquímicas para a caracterização de bactérias, no Laboratório de Microbiologia - Centro de Ciências da Saúde - Unisinos (2006-2007). 

Cézar Volnei Mauss

_

Professor dos cursos de administração e contábeis da FAT e FAE. Professor dos cursos de pós-graduação das universidades FADERGS, UNIFRA, FAE, FAT, URI, IPOG, dentre outras; Mestre em Contabilidade e Controladoria. Proprietário de escritório contábil. Integrante da comissão de estudos de contabilidade pública do Conselho Regional de Contabilidade do RS. Pesquisador na área de gestão com publicações em 7 livros no Brasil e exterior. Diversas publicações em congressos e revistas, nacionais e internacionais. Contador com experiência na área pública desde 1996 e na iniciativa privada desde 1997.

Clarissa Leite Colares

Jornalista, bacharel em Comunicação Social pela Unisinos. Presta consultoria e ministra cursos de extensão na área da Comunicação, na Unisinos e no IEM. Com 15 anos de experiência, atuou como repórter nos jornais Destaque, Correio de Gravataí, Diário de Canoas, Primeira Hora, entre outros. Na área pública, respondeu pela Supervisão de Jornalismo da Prefeitura de Esteio e atualmente trabalha na TV Pública do RS, a TVE. Integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, foi vice-presidente do Conselho dos Assessores Municipais de Comunicação Social - Ceascom. Em eventos, realiza serviços autônomos para a Via Vargas Eventos.

Diana Willrich Haas

diana@ahaas.com.br

Jornalista, Publicitária, Radialista, especialista em Marketing Estratégico. Atuando há sete anos no mercado digital, empresária de uma agência com clientes atendidos como Prefeitura do Rio de Janeiro (Rio 2016), Prefeitura Municipal de Canela, Cia Zaffari, Nestle, Toyota, Chevrolet, dentre outros. Professora de Marketing Digital na pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, consultora de estratégias e planejamento em ações digitais para empresas e ministrante de diversos cursos sobre o tema.

Flávia Helena Fontanive

Relações Públicas com Especialização em Marketing. Organizadora de eventos oficiais e de empresas há mais de quinze anos.

Gilca Marchesan Bellaguarda

gilca@e-saberes.com.br

Pós Graduação em Marketing - ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialização em Planejamento Estratégico – PUC/Fundatec – POA. Bacharel em Ciências Contábeis – UNIJUÍ Universidade de Ijuí. Programação em Neolinguística – Master. Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica com Grupos. Formação de Facilitadores – metodologia CEFE – Jogos para Aprendizagem. Uma das autoras do livro: Atendimento muito além do cafezinho.

Guilherme Breda de Castro

Bacharel em Informática, programador e analista de sistemas, proprietário e técnico da Pense Informática. Atua no desenvolvimento de sistemas de informática aplicáveis à administração pública, como o software IEMPREV, adotado em mais de cem municípios do Estado do RS, além de programa para cálculo de custo do transporte escolar - FICATES e para a sistematização de legislação municipal. 

Jair Antunes Montiel

iem@estudosmunicipais.com.br

Diretor de Projetos do IEM. Licenciado em Filosofia (2015), Ciências Sociais – UFRGS (2017-atual). Especialização em Administração Público no Século XXI – UFRS (2020- atual). Planejador, desenvolvedor e revisor do sistema de informática FICATES WEB, com base em amplo estudo da legislação e de metodologias de estimativa de custos. Servidor municipal nos Municípios de Salvador do Sul-RS (2007-2011), Carlos Barbosa – RS (2012) e Tupandi – RS (2012-2014); Vereador na legislatura (2009-2012); Técnico em Administração (IFRS), Docente em cursos e em treinamentos ministrados pelo IEM na área de transporte escolar. Ampla experiência na montagem de planilhas de custo de transporte escolar e no suporte aos Municípios que utilizam o sistema de informática FICATES WEB.

Jane Fontana dos Santos

Bacharel em História Natural e advogada. Reúne a experiência do magistério, da direção de escola e da chefia de Delegacia de Educação no RS. Foi procuradora municipal e atuou como técnica da Fundação de Recursos Humanos do RS. Atua na defesa administrativa e judicial de diversos Municípios e em cursos e treinamentos de qualificação de servidores municipais. É docente dos cursos relacionados à gestão da educação municipal, promovidos pelo IEM.

Janice de França

Nutricionista, com experiência em restaurante de Rede Hoteleira na Itália e atualmente Gerente de Unidade da GR Serviços de Alimentação na empresa Tramontina SA. Participa dos cursos promovidos pelo IEM nas áreas de nutrição escolar, fiscalização sanitária dos estabelecimentos de alimentação, acompanhamento de escolares e outros relacionados e aplicação das normas da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

José Carlos Ribeiro

Graduado em Odontologia pela USP, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Gestão Hospitalar, pós-graduado em Odontologia em Saúde Coletiva, em Tecnologia de Informação em Educação, em Planejamento e Estratégias Administrativas em Gestão Hospitalar. Possui aperfeiçoamento em Qualificação dos Gestores do SUS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Foi Coordenador do Núcleo de Programas e Projetos em Saúde, Coordenador de Saúde Bucal e Secretário Municipal da Saúde de Carlos Barbosa, RS. É professor convidado do IEM e da ABORS (Associação Brasileira de Odontologia).

Júlio César Fucilini Pause

julio@iem.inf.br

Advogado, pós-graduado em Direito Municipal pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sócio-Diretor da DPM - Delegações de Prefeituras Municipais, docente das disciplinas de Direito Constitucional, Direito Previdenciário e Controle da Administração Pública no Curso Superior de Gestão Pública da Universidade de Caxias do Sul - UCS, com atuação profissional na área de assessoria e treinamentos, especialmente nas áreas de recursos humanos e regimes próprios de previdência social. É co-autor do livro Regime Próprio de Previdência dos Municípios, além de inúmeros artigos técnicos sobre o assunto.

Leandro Hirt Rassier

contato@leandrorassier.com.br

Mestre em Administração com ênfase em Contabilidade e Finanças pela UFRGS. Especialista em Educação Matemática e Administração Financeira. Bacharel em Engenharia Civil pela UFRGS. Consultor Financeiro e Professor Universitário em cursos de graduação e pós graduação da ULBRA e PUC. Autor dos livros: Conquiste Sua Liberdade Financeira. Editora Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2010;  Entenda o Mercado de Ações.

Editora Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2009; Organize suas Finanças. Editora Abril, São Paulo, 2007. Diretor Acadêmico da XP Educação (2004-2009).

Docente nos cursos de Administração e Matemática na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra (1994-atual).

Docente nos cursos de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2008-atual). Docente no Curso De Gestão de Inovação e Liderança na Unisinos(2011-atual). Atualmente ministra cursos e palestras na área de Mercado de Capitais. 

Lucas Martins Braga

Especialista em Mercado de Capitais pela UFRGS e bacharel em Administração pela UFRGS. Gerente de Distribuição da Geração Futuro Corretora

Luciane Ferreira

Professora e jornalista formada pela PUC/RS. Acumula experiência em jornais impressos da Região Metropolitana de Porto Alegre como Zero Hora, NH, Diário de Canoas, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha. Foi coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura de Cachoeirinha. Atuou como assessora de imprensa das Câmaras de Vereadores de Gravataí e Cachoeirinha, Procuradoria Geral do Estado e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Presta consultoria e ministra cursos de extensão na área de Comunicação na Unisinos. 

Luiz Carlos Käfer

Engenheiro Agrônomo (UFRGS). Professor. Experiência profissional na elaboração de projetos técnicos, assessoria na produção primária e gestão cooperativista. Participa como docente nos cursos de planejamento de arborização urbana. Assessora o IEM nas questões relacionadas à gestão das Secretarias Municipais de Agricultura.

Nelton Conte

Técnico em Contabilidade e Contador, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças, Secretário da Fazenda e Planejamento, Professor das disciplinas de Orçamento e Planejamento Público e Contabilidade Pública na Universidade de Passo Fundo - UPF. Assessora o IEM e é docente nos cursos relacionados à contabilidade pública e aos Regimes Próprios de Previdência dos Municípios.

Oscar Breno Stahnke

Advogado, sócio e Diretor da DPM – Delegações de Prefeituras Municipais. Presidente do IBDM – Instituto Brasileiro de Direito Municipal por duas gestões. É um dos mais destacados administrativistas do Estado do Rio Grande do Sul, com reconhecimento público nacional. Possui seu nome vinculado à profissionalização das gestões municipais, especialmente na implementação de controles legais e administrativos necessários à constitucionalidade e à eficiência dos serviços públicos. É co-autor, dentre outros, dos livros Regime Próprio de Previdência dos Municípios e Previdência Municipal: Guia dos Fundos e Institutos, além de inúmeros artigos técnicos e pareceres sobre Direito Administrativo e outras áreas de interesse público.

Patrícia Collat Bento Feijó

Professora, especialista em educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), advogada. Já atuou como instrutora na Escola Nacional de Administração Pública (NAP) e como professora das Faculdades Integradas de Taquara- (FACCAT). Experiência na assessoria direta de Municípios nas questões legais e administrativas relacionadas à educação há mais de uma década. Foi consultora da DPM – Delegações de Prefeituras Municipais Ltda.

Paulo Flávio Ledur

Autor do GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA, da AGENDA GRAMATICAL e dos bem-sucedidos livros PORTUGUÊS PRÁTICO, MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS e OS PECADOS DA LÍNGUA, além de outras obras. O Professor Ledur é Licenciado em Letras e Mestre em Linguística Aplicada, Diretor da Editora AGE, ex-Diretor do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, ex-Presidente do Conselho Estadual da Cultura do RS e da Câmara Rio-Grandense do Livro, tendo presidido diversas edições da Feira do Livro de Porto Alegre. É professor de Língua Portuguesa nas Escolas Superiores do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Escola de Gestão Pública da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, da Justiça Federal e de outras entidades nacionais.

Rejane de França Dalcin

Nutricionista, Especialista em Medicina Ortomolecular pela FACIS/SP, Especialista em Nutrição Clínica pela UFRGS/RS. Diplomada pela Escola de Saúde Pública de Porto Alegre. Atuou na coordenação do Núcleo de Nutrição Escolar na Delegacia de Educação em Porto Alegre. Participa dos cursos promovidos pelo IEM nas áreas de nutrição escolar, fiscalização sanitária dos estabelecimentos de alimentação, acompanhamento de escolares e outros relacionados e aplicação das normas da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Rejane Turcatel

Bacharel em ciências econômicas e ciências contábeis. Especialista em administração financeira. Consultora do SEBRAE desde 2003. Secretária municipal de fazenda (1995 a 1997) e administração (1997 a 2000). Presta serviços de contabilidade para empresas privadas.

Rosani Goreti Feron

Bacharel em Arquivologia (Universidade Federal de Santa Maria – RS). Especialista em Gestão Empresarial (Pontifícia Universidade Católica – RS) e especialização em Administração Pública (Fundação de Recursos Humanos do Estado do RS). Exerce a função de Diretora do Arquivo Histórico da Secretaria da Cultura do Município de Porto Alegre além de membro do Comitê Gerencial e da Comissão de Avaliação de Documentos do Sistema de Arquivos do município de Porto Alegre – SIARQ/POA. Exerceu o cargo de Técnico em Arquivo e Arquivista na Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos – Departamento Arquivo Público (1984 a 1996). Conselheira do Conselho Nacional de Arquivos – 2003 a 2006 e 2008 a 2010; Presidente do Comitê Consultivo do Sistema de Arquivos do RS – 2003 a 2010; Presidente da Comissão de Avaliação de Documentos – Sistema de Arquivos do RS SIARQ/RS- 2003 a 2010; Palestrante e instrutora de cursos, seminários e jornadas na área de arquivos.

Suelen Freitas Fraga

suelen@sfragaadvocacia.com.br

Advogada, Sócia fundadora da SFraga Advocacia; especialista em Direito Público (UFRGS); atuação no Tribunal de Justiça do RS e em grandes bancas do Estado do RS; atua na área do direito previdenciário, com foco em aposentadoria especial.

INTERESSADO EM TRABALHAR CONOSCO?

Faça parte de uma equipe comprometida em melhorar o serviço público. 

Receba nossos informativos

51. 3778.1188

iem@iem.inf.br

Rua dos Andradas, 1234 / 1603 
Centro - 90.020-008 
Porto Alegre - RS

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Trabalhe Conosco

© Copyrights 2018.
Todos os direitos reservados.