Instituto de Estudos Municipais

Fundado em 1997, no município de Carlos Barbosa - RS, o IEM iniciou suas atividades no Rio Grande do Sul. Após a expansão para os demais estados, mudou-se para Porto Alegre - RS.

O IEM atende hoje diversos municípios em todo Brasil, através de cursos, assessorias e softwares.  

 

Prestar serviços técnicos especializados, com enfoque prioritário na Administração Pública, com zelo à necessária constitucionalidade e tendo como premissa a eficiência dos resultados e a ética em todos os procedimentos.

Cumprimos a nossa missão através da realização dos seguintes serviços:

QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMÁTICA

DOCUMENTAÇÃO IEM

Disponibilizamos um arquivo .zip com nossos principais documentos para download.

Equipe Gestora

Darcí Reali

Sócio Diretor

reali@iem.inf.br

Sócio Diretor do IEM. Advogado, mestre em Direito e Técnico em Agropecuária. Docente da Universidade de Caxias do Sul (2005-2015), no Curso de Direito e Curso Superior de Gestão Pública e em cursos de Pós-graduação (Direito Ambiental, Direito de Estado e outros). Técnico da extensão rural oficial do Estado do Rio Grande do Sul (1979-1993). Titular de Secretaria Municipal de Administração municipal (1993-1997). Assessor jurídico municipal (1998-2000). Autor e co-autor de livros, artigos e material didático  técnicos, nas áreas de previdência pública, tributação, direito administrativo, transporte escolar, trânsito, meio-ambiente e outros. Atua na prestação de assessoria técnica e na qualificação de agentes públicos em diversos Estados brasileiros.

Catiusca Reali

Sócia

instituto@estudosmunicipais.com.br

Sócia do IEM. Doutora em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Doutorado período sanduíche  - Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques, França (2014). Mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Especialização em Microbiologia Clínica - UFRGS (2019). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2022-atual). Pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, projeto proteínas vegetais e microbianas aplicadas ao manejo integrado de insetos (2010-2015).  Bolsista no projeto proteínas vegetais e microbianas aplicadas ao manejo integrado de pragas, no laboratório de Microbiologia e Toxicologia - Unisinos (2007- 2007). 

Jair Antunes Montiel

Sócio

jair.montiel@estudosmunicipais.com.br

Sócio do IEM. Especialista em Administração Pública no Século XXI – UFRS (2021). Licenciado em Filosofia (2015), Ciências Sociais – UFRGS (2017-atual). Planejador, desenvolvedor e revisor do sistema de informática FICATES WEB, com base em amplo estudo da legislação e de metodologias de estimativa de custos. Servidor municipal nos Municípios de Salvador do Sul-RS (2007-2011), Carlos Barbosa – RS (2012) e Tupandi – RS (2012-2014); Vereador na legislatura (2009-2012); Técnico em Administração (IFRS), Docente em cursos e em treinamentos ministrados pelo IEM na área de transporte escolar. Ampla experiência na montagem de planilhas de custo de transporte escolar e no suporte aos Municípios que utilizam o sistema de informática FICATES WEB. Pesquisador de Ciência Política e Política Internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), projeto de pesquisa BRICS: Paradigmas de Política Pública e Governança Global. 

Camila Silva Cabrera

Pedagoga

camila@estudosmunicipais.com.br

Pedagoga no Instituto de Estudos Municipais - IEM. Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora de Ciência Política e Política Internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faz parte do projeto de pesquisa BRICS: Paradigmas de Política Pública e Governança Global. Atuou como educadora ambiental no DMAE (Porto Alegre/RS) e nos anos iniciais das redes pública e privada de ensino.

Henrique Souza da Silva

Cientista Social

censoprevidenciario@estudosmunicipais.com.br

Cientista Social no IEM – Instituto de Estudos Municipais. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador ligado ao Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL) do departamento de Ciência Política da UFRGS. Atua também como educador popular no Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL).

Corpo Técnico

Ailor Carlos Brandelli

Doutor e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Especialista em Direito Processual. Docente em cursos de graduação e especialização. Ex-procurador de município. Exerce a advocacia privada.

Alexsandro Marcolino Nery

Pós-graduado em Docência do Ensino superior (IERGS); Pós-graduando em Higiene e Segurança do Trabalho (VERBO); Técnico de Segurança do Trabalho (Sul Ensino Gravataí); Técnico em Enfermagem (Universitário); Técnicas de Segurança Patrimonial (Ulbra); Tecnólogo em Segurança do Trabalho (UNIASELVI); Formação de Brigada de Emergência, (BOMBEIROS DE PORTO ALEGRE); Treinamento de Primeiros Socorros e Resgate; Formação de CIPA; Formação de trabalho em altura e espaço confinado; Sólidos conhecimentos e vivencia na portaria 3.214/78, em especial NR 13, NR 18, NR 15, NR 07 e NR 23; Participou do Corpo de Socorro e resgate do Rio Grande do Sul, com experiências em acompanhamento a partos de emergência, traumas, casos clínicos, queimaduras etc. Professor na Escola Técnica Universitário – Gravataí do curso Técnico em Segurança; Professor na Escola Técnica SENAC – Gravataí; Professor na Faculdade de São Marcos – do curso Técnico em Segurança; Instrutor de Primeiros Socorros do Corpo de Socorro e Resgate do Rio Grande do Sul; Resgate em altura e espaços confinados, Rapel; Instrutor do curso de Combate á Incêndio com registro na Escola de Bombeiros.

Ana Amélia Barbosa Bardim

Professora de História, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior. Pós-Graduada em Administração Financeira Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Cursos de extensão na UFRGS: Curso de extensão Pensamento Negro e Decolonialidade; Intolerância Religiosa e Religiões de Matriz Africana. Curso de extensão Casa Sueli Carneiro. Curso de extensão Epistemologias Negras. Ministra cursos de história Afro-brasileira, diáspora africana, feminismo negro, letramento racial, formação continuada para uma educação decolonial

Ana Paula Rodrigues

Advogada, Pós-graduada em Direito Público, assessora e instrutora de cursos em Gestão Pública, com ênfase nas Políticas da Assistência Social e da Criança e do Adolescente.

André Duarte Puente

Biólogo, servidor público municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (1988-2017); Gerente de Produção Vegetal do Viveiro Municipal de Porto Alegre (2004-2016); Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU (2011-2016), tendo exercido a função de Delegado Regional da mesma instituição. Ministrantes de cursos do IEM com temática de Arborização Urbana. 

Arthur Leão Dalcin

Diretor do IEM (1997-2016). Engenheiro, ex-secretário municipal de planejamento, com experiência na prestação de assessorias a municípios e no desenvolvimento de softwares aplicados à administração pública. Co-autor dos livros Regime Próprio de Previdência dos Municípios e Previdência Municipal: Guia dos Fundos e Institutos, dentre outros dedicados à administração pública. 

Carlos Alberto Day Stoever

Advogado. Bacharel em Direito (UFSM), Especialista em Direito Público (UFRGS). MBA em Gestão de Empresas (FGV). Especialista em Compliance e Programas de Integridade (INSPER). Mestrando em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM). Atuação com ênfase em: Licitação e Contratos Públicos; Parcerias Público-Privadas; Programas de Integridade – Compliance; Improbidade Administrativa; Servidores Públicos - Sindicâncias e Processos Administrativos. Ministrante de diversos cursos e treinamentos para empresas e servidores públicos, com foco na atuação e relacionamento com o Governo.

Carlos Alberto Lunelli

Advogado. Doutor em Direito Público. Mestre em Direito. Especialista em Teoria Geral do Direito. Graduado em Direito e Economia. Professor do Curso de Mestrado em Direito e Graduação da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Ex- Procurador Geral de Município. Ex- Coordenador do Curso de Direito da UCS. Docente de cursos de pós-graduação de diversas universidades no RS e SC. Organizador e co-autor dos livros Políticas Públicas e Meio Ambiente I e II, pela Editora Juruá. Exercício da Advocacia nas áreas de Direito Administrativo, Civil, Trabalhista e Tributária. Atuação profissional na assessoria direita a Municípios e na realização de cursos relacionados às áreas tributária, administrativa, civil, processual civil e ambiental, especialmente servidores das áreas fazendária e da saúde, assessores jurídicos e procuradores municipais no Estado do RS, SP, RJ, MG, SC, PR e BA.

Carlos Villela

Administrador e Advogado. Foi instrutor da Escola da Receita Federal ESAF, é Professor dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito, Administração e Contábeis. Especialista em Direito Público pela UFRGS. MBA em Gestão pela FGV Fundação Getúlio Vargas. Foi executivo em empresas de serviços públicos, como EMBRATEL – Empresa Brasileira de Telecomunicações, TELESP, Cielo, entre outras. 

Cézar Volnei Mauss

Professor dos cursos de administração e contábeis da FAT e FAE. Professor dos cursos de pós-graduação das universidades FADERGS, UNIFRA, FAE, FAT, URI, IPOG, dentre outras; Mestre em Contabilidade e Controladoria. Proprietário de escritório contábil. Integrante da comissão de estudos de contabilidade pública do Conselho Regional de Contabilidade do RS. Pesquisador na área de gestão com publicações em 7 livros no Brasil e exterior. Diversas publicações em congressos e revistas, nacionais e internacionais. Contador com experiência na área pública desde 1996 e na iniciativa privada desde 1997.

Diana Willrich Haas

Jornalista, Publicitária, Radialista, especialista em Marketing Estratégico. Atuando há sete anos no mercado digital, empresária de uma agência com clientes atendidos como Prefeitura do Rio de Janeiro (Rio 2016), Prefeitura Municipal de Canela, Cia Zaffari, Nestle, Toyota, Chevrolet, dentre outros. Professora de Marketing Digital na pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, consultora de estratégias e planejamento em ações digitais para empresas e ministrante de diversos cursos sobre o tema.

Flávia Helena Fontanive

Relações Públicas com Especialização em Marketing. Organizadora de eventos oficiais e de empresas há mais de quinze anos.

Gilca Marchesan Bellaguarda

Pós Graduação em Marketing - ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialização em Planejamento Estratégico – PUC/Fundatec – POA. Bacharel em Ciências Contábeis – UNIJUÍ Universidade de Ijuí. Programação em Neolinguística – Master. Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica com Grupos. Formação de Facilitadores – metodologia CEFE – Jogos para Aprendizagem. Uma das autoras do livro: Atendimento muito além do cafezinho.

Guilherme Breda de Castro

Bacharel em Informática, programador e analista de sistemas, proprietário e técnico da Pense Informática. Atua no desenvolvimento de sistemas de informática aplicáveis à administração pública, como o software IEMPREV, adotado em mais de cem municípios do Estado do RS, além de programa para cálculo de custo do transporte escolar - FICATES e para a sistematização de legislação municipal. 

Henrique Souza da Silva

Cientista Social no IEM – Instituto de Estudos Municipais. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador ligado ao Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL) do departamento de Ciência Política da UFRGS. Atua também como educador popular no Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL).

José Carlos Ribeiro

Graduado em Odontologia pela USP, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Gestão Hospitalar, pós-graduado em Odontologia em Saúde Coletiva, em Tecnologia de Informação em Educação, em Planejamento e Estratégias Administrativas em Gestão Hospitalar. Possui aperfeiçoamento em Qualificação dos Gestores do SUS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Foi Coordenador do Núcleo de Programas e Projetos em Saúde, Coordenador de Saúde Bucal e Secretário Municipal da Saúde de Carlos Barbosa, RS. É professor convidado do IEM e da ABORS (Associação Brasileira de Odontologia).

Julia Machado

Jornalista com 15 anos de experiência no setor público e especialista em Planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem. Atuou como assessora de imprensa em dois gabinetes parlamentares e na Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Também gerenciou o projeto e a execução de campanhas eleitorais vitoriosas para os Poderes Legislativo e Executivo. Além de ter coordenado a comunicação da Secretaria Estadual dos Transportes, atuou na Ascom da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Integrou o Gabinete do Governador no Palácio Piratini em duas gestões como redatora de discursos e teve passagem como consultora no mercado de comunicação corporativa. Ainda, foi apresentadora do Programa Faça a Diferença, produzido pela TV AL e veiculado pela TVE/RS. Natural de Porto Alegre, é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócia-fundadora da Clave Comunicação Estratégica.

Leandro Hirt Rassier

contato@leandrorassier.com.br

Mestre em Administração com ênfase em Contabilidade e Finanças pela UFRGS. Especialista em Educação Matemática e Administração Financeira. Bacharel em Engenharia Civil pela UFRGS. Consultor Financeiro e Professor Universitário em cursos de graduação e pós graduação da ULBRA e PUC. Autor dos livros: Conquiste Sua Liberdade Financeira. Editora Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2010;  Entenda o Mercado de Ações. Editora Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2009; Organize suas Finanças. Editora Abril, São Paulo, 2007. Diretor Acadêmico da XP Educação (2004-2009). Docente nos cursos de Administração e Matemática na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra (1994-atual). Docente nos cursos de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2008-atual). Docente no Curso De Gestão de Inovação e Liderança na Unisinos(2011-atual). Atualmente ministra cursos e palestras na área de Mercado de Capitais. 

Mauri Cruz

Advogado socioambiental (PUC/RS), com especialização em Direitos Humanos (UFRGS/RS), professor de pós-graduação em direito à cidade, mobilidade urbana, trânsito e transportes, gestão de parcerias em políticas públicas. Possui larga experiência nos temas do planejamento urbano, meio ambiente e mobilidade, tendo sido dirigente da Companhia Carris Porto-Alegrense (1990-1994), empresa municipal de transportes coletivos de Porto Alegre, Superintendente de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes de Porto Alegre (1995-1998), foi membro do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Transportes Públicos - ANPT (1997-2000), foi Secretário Municipal dos Transportes de Porto Alegre (1999-2000), Fundador e Diretor Presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação – EPTC (1999-2000) onde implementou o novo modelo de gestão do sistema e o Plano Diretor de Transportes Urbanos e, posteriormente, foi Diretor Presidente do Detran RS (2001-2002) onde implementou programas de qualidade e produtividade. Posteriormente, foi diretor executivo do Centro de Assessoria Multiprofissional- CAMP (2003-2009) quando exerceu função de gestor de projetos financiado pela cooperação internacional de países como Reino Unido (Christian Aid e Conselho Britânico), Alemanha (Misereor e PPM), Holanda (ICCO), Canadá (Desenvolvimento e Paz), Espanha (Manos Unidas), dentre outros. Foi consultor da União Europeia no Projeto Urb-AL (2003-2009), como especialista da mobilidade no Programa envolvendo países como Brasil, Chile, Alemanha, Itália e Suécia, foi membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, entidade que congrega mais de 280 organizações de todo Brasil, dentre elas o Instituto Socioambiental – ISA, Greenpeace e SOS Mata Atlântica (2016-2022) onde coordenou projetos financiados pela União Europeia e projetos de parcerias com o Governo Federal via SICONV – Sistema de Convênios. Atualmente é consultor da Usideias, diretor executivo do Instituto IDhES, membro do Conselho Diretor do CAMP - Escola de Cidadania.

Paulo Flávio Ledur

Autor do GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA, da AGENDA GRAMATICAL e dos bem-sucedidos livros PORTUGUÊS PRÁTICO, MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS e OS PECADOS DA LÍNGUA, além de outras obras. O Professor Ledur é Licenciado em Letras e Mestre em Linguística Aplicada, Diretor da Editora AGE, ex-Diretor do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, ex-Presidente do Conselho Estadual da Cultura do RS e da Câmara Rio-Grandense do Livro, tendo presidido diversas edições da Feira do Livro de Porto Alegre. É professor de Língua Portuguesa nas Escolas Superiores do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Escola de Gestão Pública da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, da Justiça Federal e de outras entidades nacionais.

Rafael Volquind

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Produção; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Especialista em Saneamento e Engenharia Ambiental de Obras Civis; Analista da FEPAM/RS – Fundação Estadual de Produção Ambiental do RS desde 2005, tendo ocupado os cargos de liderança, inclusive a Diretoria Técnica. Atualmente é Chefe do Departamento de Gestão Descentralizada da FEPAM, Coordenador Geral da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES Nacional, Diretor da ABES-RS. Ministra cursos promovidos pelo IEM na área de Licenciamento Ambiental.

Wagner Carvalho

Atua no desenvolvimento de sistemas web, ecommerce (Woocommerce ou Opencart) customizável, plataforma EAD e sites web personalizados. Sites responsivos, otimizados para Google ADS e Google Analytics. Desenvolvimento em PHP, Jquery, Bootstrap, Banco de dados Mysql, entre outras ferramentas.

INTERESSADO EM TRABALHAR CONOSCO?

Faça parte de uma equipe comprometida em melhorar o serviço público. 

Receba nossos informativos

51. 3778.1188

iem@iem.inf.br

Rua dos Andradas, 1234 / 1603 
Centro - 90.020-008 
Porto Alegre - RS

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Trabalhe Conosco

© Copyrights 2018.
Todos os direitos reservados.