26

à 27

Novembro

CURSO AO VIVO - Contratação do Serviço de Transporte, Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos Domiciliares e o Entendimento dos Tribunais de Contas

Inscrições Encerradas

Período do Curso

De 26/11/2020 até 27/11/2020

Prazo de Inscrição

23/11/2020

Horários

Dia 26/11, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h; Dia 27/11, das 9h às 12h;

Ministrante(s)

Carlos Villela

Objetivos

Contribuir para que os municípios tenham clareza sobre os seguintes aspectos relacionados às contratações dos SERVIÇOS DE TRANSPORTE, COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES: 1. O complexo processo de contratação que abrange os serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos movimentam cifras milionárias nos mais de 5.000 Municípios que necessitam prover esse serviço cada vez mais essencial à população urbana e rural no Brasil. Em regra, a dotação orçamentária para tais contratações advém dos tributos (taxas) arrecadadas pela Administração. 2. Pelas razões supracitadas, tais contratações, frequentemente, são alvo de auditorias por parte dos Tribunais de Contas de todo Brasil e, não raro, acabam frustradas por recursos, denúncias e até judicializações. 3. Todavia, tal processo de contratação, em regra muito competitivo, representa um desafio aos servidores envolvidos em razão da significativa complexidade, singularidade e necessidade de conhecimentos multidisciplinares, inclusive acerca da política nacional de resíduos sólidos, nos termos Lei Federal n° 12.305/2010, elaboração e motivação dos elementos de custos que envolvem legislações tributárias, trabalhistas, previdenciárias, medicina e segurança do trabalho e até informações técnicas sobre veículos e equipamentos, além de toda legislação atinente ao procedimento licitatório escolhido. 4. Nessa senda, o curso objetiva capacitar os servidores e demais profissionais envolvidos no processo de contratação e fiscalização, desde a chamada fase interna até a execução e fiscalização dos contratos e serviços.

Mais Informações

Público Alvo:
Servidores municipais da Administração Direta e Indireta, em especial comissão (s) de licitação(s), jurídico, ambiental, engenharia, controle interno, saúde, transportes, bem como gestores, técnicos e fiscais municipais entre outras áreas de interesse.

Termo de Referência e de Aceite Curso EAD oferecido pelo IEM

Este Termo de Referência passa a ser o instrumento jurídico para a regência da relação de Direito estabelecida entre o contratante e a contratada, Instituto de Estudos Municipais Ltda, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua dos Andradas, 1234, conjunto 1603, Centro Histórico, na cidade de Porto Alegre/RS,  inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 02.310.921/0001-86.

Ao aceitar o presente Termo de Referência, o contratante declara pactuar, de livre consentimento, manifestando concordância com as regras estabelecidas nele.

1.Modalidade do curso oferecido

Este Termo de Referência é dos cursos Educação à Distância, oferecidos pelo IEM

2.Ética e boa fé como norteadores da relação entre os contratantes e destes com a sociedade

Os contratantes declaram assumir o compromisso de estabelecer uma relação pautada na boa fé, na ética, na moralidade e na probidade. Assim, são condutas que expressam esse compromisso:

a)Utilizar os acessos da plataforma exclusivamente para uso pessoal;

b)Utilizar apenas para uso próprio as senhas de acesso, que são pessoais e intransferíveis;

c)Realizar as atividades propostas, assistir os vídeos, estudar o conteúdo indicado;

d)Realizar em individualmente a avaliação que mensura o aproveitamento mínimo, necessário para a emissão do certificado;

e)Há consciência que o certificado de aproveitamento opera efeitos pessoais e jurídicos em relação a terceiros, tanto na esfera pública quanto privada, que pode resultar em vantagens pessoais, daí a razão porque o contratante assume a responsabilidade civil e penal sobre utilização indevida tanto do acesso e frequência ao curso contratado quanto na utilização do certificado;

f)O contratante assume responsabilidade plena sobre a utilização de recursos públicos, quando esses são a fonte de pagamento de inscrição a curso, razão que impõe o empenho na realização pessoal de todas as atividades indicadas no Roteiro do Curso, incluindo a responsabilidade financeira pessoal, em caso de abandono do curso contratado.

3.O contratante declara ciência de que o direito à certificado de conclusão do curso somente será emitido se o mesmo atingir o índice mínimo de acertos, para aprovação, definido de modo distinto como avaliação para cada curso, conforme Roteiro do Curso em que estiver inscrito. O certificado de conclusão do curso será emitido, somente, após a realização da avaliação final e, desde que, o aluno atinja o índice mínimo de acertos para aprovação, definido no Roteiro do Curso.

4.A inscrição em curso EAD somente será confirmada após o pagamento.  

5.Constitui requisito para o aceite de inscrição o reconhecimento das prerrogativas tributárias inerentes ao enquadramento da contratada como EPP – optante pelo simples nacional. Neste sentido, o desconto de percentual correspondente ao Imposto Sobre Serviços – ISS, do valor da inscrição, por iniciativa do contratante, para pagamento em seu Município não é aceito pela contratada, por violar as prerrogativas mencionadas e constituir-se em duplicidade de pagamento do mesmo tributo.

6.O cancelamento da inscrição do participante deverá ser realizado com no mínimo 5 (cinco) dias úteis de antecedência da realização do evento, para cursos com limitação de data de início e conclusão e interações ao vivo, monitorados. Após este prazo deverá ser feita a substituição do participante ou solicitação de crédito no valor da inscrição para outro curso.

7.A participação do aluno em qualquer das etapas do curso impede o cancelamento de inscrição, a substituição do participante ou solicitação de crédito no valor da inscrição para outro curso.

8.Se o pagamento for realizado por transferência bancária, o IEM deverá ser comunicado, sendo enviado o comprovante de transferência para o e-mail financeiro@iem.inf.br,.

9.O pagamento da inscrição dá direito ao material didático oferecido pelo IEM, em formato digital em pdf, e o acesso a todas as etapas previstas, conforme Roteiro de Curso editado para cada evento específico.

10.O IEM reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento, quando o curso for monitorado ou com palestrantes em tempo real, se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

11.O acesso ao curso fica disponível pelo período de 30 dias, após a liberação de acesso, sendo o mesmo período a data limite para realização das atividades exigidas para certificação.

12.E por estarem de acordo com as cláusulas aqui expostas, declaram firmado o presente Termo de Aceite, através de mecanismo eletrônico indicado na plataforma do curso.

Porto Alegre, 04 de agosto de 2020.

Darcí Reali

Diretor do IEM

 

Receba nossos informativos

51. 3778.1188

iem@iem.inf.br

Rua dos Andradas, 1234 / 1603 
Centro - 90.020-008 
Porto Alegre - RS

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Trabalhe Conosco

© Copyrights 2018.
Todos os direitos reservados.